Exames

Tomografia Computadorizada

TC

A tomografia computadorizada é um exame de diagnóstico feito através de um equipamento que emite Raios-X, com a combinação de computadores, a fim de produzirem imagens digitais de alta precisão para avaliação de estruturas como: ossos, cérebro, rins, fígado, pâncreas, pulmões, ovários, vias biliares e pleura.

Limite de peso: 200kg
Limite de circunferência: 70cm

O objetivo do diagnóstico através deste exame, é a avaliação de possíveis acidentes vasculares cerebrais (AVC), embolia pulmonar, pneumonia, aneurismas, edema cerebral, derrame pleural, fraturas, hemorragias e entre outros. Tendo também um alto poder de resolução, no detalhamento das imagens, possibilitando detectar nódulos ainda em fase inicial, em que mais tarde, podem se tornar tumores.

Procedimento:

O exame é realizado por um Técnico em radiologia, onde o paciente é posicionado sobre uma mesa, que se desloca para dentro de um túnel redondo, com cerca de 80 cm de diâmetro (chamado tomógrafo). Nesse momento, o aparelho capta imagens por uma fonte de Raio-X no interior da máquina, e que são enviadas para um computador, no qual essas informações digitais são combinadas através de um software, para serem analisadas posteriormente.

Um dos grandes pontos positivos da tomografia sobre o Raio X, é o fato de que ela permite que o corpo humano seja analisado em secções transversais, de modo que o médico que irá avaliar o resultado pode ter uma visualização muito mais nítida.

Em alguns casos, é necessário administrar o contraste iodado- via oral e/ou venosa no paciente. Esse medicamento ajuda a definir melhor vasos sanguíneos e lesões. Porém antes da utilização da substância, deve ser feito uma avaliação completa do paciente, para que possíveis reações alérgicas possam ser evitadas, como qualquer outra medicação usada pela primeira vez.

Ver preparação


Ultrassonografia Geral

USG

O exame de Ultrassonografia, também conhecido como ecografia e ultrassom, é um método de diagnóstico por imagem que auxilia na detecção de doenças e/ou variações anatômicas com base na forma, tamanho e textura das estruturas (órgãos) que são avaliados. Quando o exame é realizado com Doppler, o médico consegue observar o fluxo sanguíneo de dessas regiões estudadas.

A Ultrassonografia é um procedimento simples, rápido e não possui restrições, podendo ser feito sempre que o médico achar necessário, por ser um exame não invasivo; ressaltando apenas recomendações para a realização do mesmo, como beber bastante água, ficar em jejum ou tomar algum medicamento para eliminação de gases, por exemplo.

É um exame recomendado para:Investigação a dor abdominal, nos flancos ou nas costas; Diagnosticar a gravidez ou avaliar o desenvolvimento do feto; Diagnosticar doenças do útero, trompas, ovários; Visualizar as estruturas dos músculos, articulações, tendões; Para visualizar qualquer outra estrutura do corpo humano e Outros inúmeros diagnósticos


Principais tipos de ultrassonografia

Ultrassonografia morfológica

Este é um tipo especial de ultrassom que deve ser realizado na gravidez, entre as 20 e 24 semanas de gestação, para verificar se o bebê está se desenvolvendo corretamente ou se ele apresenta alguma malformação, como a Síndrome de Down, Mielomeningocele, Anencefalia ou cardiopatias congênitas.

Ultrassonografia 3D e 4D

Este é um tipo de exame que permite uma melhor visualização de estrutura a ser estudada, conferindo um aspecto mais real. A ultrassonografia em 4D além de permitir uma ótima observação do bebê ainda dentro da barriga da mãe, consegue captar seus movimentos em tempo real.

Elas são particularmente indicadas para a visualização do feto e podem ser realizadas a partir do 3º mês de gestação, mas melhores imagens são obtidas a partir do 6º mês de gravidez.

Ultrassonografia da mama

Na ultrassonografia de mama o médico pode observar a aparência de um caroço que pode ser sentido na palpação da mama. Isso ajuda a identificar se pode ser um nódulo benigno, suspeito ou câncer de mama, sendo ainda útil para avaliar os ductos mamários, e investigar as causas de dor na mama, por exemplo.

Ultrassonografia da tireoide

No ultrassom da tireoide, o médico observa o tamanho desta glândula, seu formato e se possui algum nódulo. Esse exame pode ser realizado para guiar uma biópsia para que seja retirada pequena amostra do tecido, em caso de suspeita de câncer, por exemplo.

Ultrassonografia pélvica

Este exame é indicado para visualizar estruturas como útero, ovários e vasos sanguíneos desta região, podendo ser necessária para diagnosticar endometriose, por exemplo. Ela pode ser realizada colocando o transdutor na parte superior da barriga ou introduzido pela vagina, e neste último caso ela é chamada de ultrassonografia transvaginal. Nos homens, a ultrassonografia pélvica é indicada com o objetivo de avaliar a próstata e a bexiga.

Ultrassonografia abdominal

O ultrassom abdominal serve para investigar a dores no abdome, se existem líquidos nesta região, ou avaliar órgãos como fígado, rins, presença de massas e em caso de traumatismo ou pancada, na região da barriga. Além de também ser útil em caso de avaliação dos rins e as vias urinárias, por exemplo. Mais especificamente esse exame de USG Abdominal, possivelmente - na maioria dos casos - se fará necessário indicar um preparo, jejum e bexiga cheia, antes do momento do exame. Por isso crianças de 3 a 10 anos devem beber de 2 a 4 copos de água, adolescentes e adultos devem beber de 5 a 10 copos de água até 1 hora antes do exame.

Procedimento:

A Ultrassonografia deve ser feita com o paciente deitado em uma maca e em seguida uma pequena quantidade de gel é aplicada sobre a superfície da pele para remover o ar e permitir a transmissão de ondas sonoras através do corpo. Este aparelho irá gerar imagens que podem ser vistas num computador e deverão ser analisadas pelo médico. Após terminar o exame o médico retira do gel com um papel toalha e o paciente está liberado para as atividades normais do dia. O exame não causa dor, nem desconforto.

Por se tratar de um exame muito eficaz e não se empregar radiação, a ultrassonografia é considerada, de certa forma prática e simples em seu manuseio e diagnóstico, em determinadas estruturas avaliadas.

Ver preparação